O desenvolvimento da eletrônica, apesar de ser considerado um mecanismo de desenvolvimento “limpo”, vem contribuindo com elementos nocivos ao meio ambiente, provocando impactos e danos devido ao descarte de forma incorreta de equipamentos obsoletos.
O lixo eletrônico é um problema de responsabilidade das empresas, dos consumidores e governos. São computadores, celulares, televisores e outros tantos aparelhos e componentes que, por falta de destino apropriado, são incinerados, depositados em aterros sanitários ou até mesmo em lixões. Além de ocupar muito espaço, peças e componentes de microcomputadores feitos de metais pesados apresentam toxicidade para a saúde humana.
A maioria das pessoas ainda não tem se conscientizado do perigo em potencial que representa o despejo despreocupado dos aparatos eletrônicos, tanto para a saúde humana quanto para a natureza, além de corresponderem a uma sucata nobre, com alta taxa de metais passiveis de reaproveitamento e que são finitos na natureza, demandando por conseqüência um destino racional e inteligente.
A reciclagem é um dos meios de tratar esses resíduos; a outra é a substituição de metais pesados por outros componentes menos tóxicos. Favorecer o desenvolvimento sustentável, atendendo as necessidades do cidadão quanto a destinação final adequada de seus produtos ou descartes, minimizando impactos ambientais com a finalização de seu ciclo de vida, se faz necessário.
Algumas medidas estão sendo tomadas em diversas regiões, com a intenção de minimizar a geração de resíduos perigosos, mas em João pessoa ações para atenuar este problema ainda não são conhecidas.
Nossa proposta
A educação ambiental e o descarte correto desse tipo de lixo é a proposta do grupo PET Engenharia Elétrica IFPB em parceria com a RCTEC resíduos eletrônicos, para diminuir o problema em João Pessoa.
Consciente sobre a falta de discussões sobre o tema na nossa região, o PET disponibiliza-se a propiciar aos estudantes e a comunidade em geral um conjunto de informações integradas sobre a educação ambiental e a reutilização de materiais provenientes do lixo eletrônico através de palestras curtas e dinâmicas, além da implantação de postos de coleta em escolas publicas e particulares.
O grupo PET Engenharia Elétrica do IFPB já vêm realizando a reutilização de materiais eletrônicos descartados em projetos didáticos. O Desafio PET é um exemplo do uso e incentivo a utilização desse material por estudantes e hobbystas da área tecnológica. Esse evento desafia os interessados a projetar e construir um carro de controle remoto a partir de componentes provenientes do lixo eletrônico, como motores e engrenagens de impressoras.
Objetivos gerais
-Alertar para a problemática do lixo eletrônico;
-Promover o desenvolvimento da indústria de reciclagem do lixo eletrônico;
-Promover parcerias para campanha de educação ambiental e para coleta de materiais;
-Promover o reuso de equipamentos, aumentando seu tempo de vida e reduzindo a quantidade de lixo eletrônico;
-Evitar a contaminação ambiental e da saúde pública devido à disposição incorreta do lixo eletrônico.
Plano de ação
O plano de trabalho perpassa pela realização de aproximadamente um bimestre de atividades principais: palestras expositivas e dialogadas; dinâmicas e exposições; participação em eventos das escolas.
Serão apresentadas ao diretor de cada Instituição de Ensino visitada duas propostas de ação . O diretor poderá escolher entre uma palestra de no máximo 1 hora a ser realizada durante a semana de aulas comum ou optar por uma participação do grupo PET em algum evento da escola, como as feira de ciências.
Será considerada na proposta metodológica, a importância da contextualização do problema com o dia-a-dia e a com a nossa região. A palestra terá como foco a ação para a amenização do problema atualmente. Dentre outros pontos de reflexão ambiental, estará a sensibilização dos estudantes para com a preservação do meio ambiente.
RCTEC
MISSÃO: Oferecer as Empresas, Órgãos Governamentais, Fabricantes, Lojistas e principalmente a População um serviço totalmente confiável e transparente de coleta e destinação correta dos materiais coletados. Além de conscientizar a todos os envolvidos sobre a importância da reciclagem, seja de produtos mais simples até aqueles que ainda por falta de conhecimento não damos a devida atenção, como no caso do resíduo eletrônico.
VISÃO:Por estarmos localizados em uma posição estratégica referente ao norte e nordeste, temos como visão tornarmos referencia como a melhor empresa de coleta e destinação correta de resíduos eletrônicos nesta parte do País
VALORES: - Pioneirismo, Inovação, Busca da Excelência.
- Responsabilidade social e ambiental.
PRINCÍPIOS: - Sustentabilidade, Respeito ao meio ambiente e ao próximo.
- Transparência, Legalidade, Idoneidade.